10 março 2009

Parque da Luz.

Parque da Luz - parque-luz.br.telelistas.net - (Parque da Luz

Sem dúvida o mais antigo jardim público da cidade. O Parque da Luz foi idealizado entre 1798 e 1799, como uma espécie de reserva botânica urbana. A inauguração do local, porém, só foi possível em 1825 – quando foi adotado e reconhecido como único lugar de descanso e entretenimento para o público em geral.

A partir de 1868, o espaço se modificou: a administração tratou de cultivar e arborizar o meio, além de colocar quatro estátuas por lá, que representam as Estações do ano e trazem referências à mitologia grega.

A estrutura é composta por ruas circulares, gramados em estilo britânico, bosques, coreto e dois lagos (na imagem acima, o Lago Diana). Quase toda a vegetação é de plantas exóticas (muitas nativas), com uma grande variedade de árvores imponentes. Entre as espécies que se destacam, vale mencionar exemplares de chinchá, pau-ferro, figueiras e palmeiras.

Dos animais catalogados como "habitantes" do lugar – cerca de quarenta tipos –, os principais são chupim, periquito verde, sabiá-laranjeira e rolinha-caldo-de-feijão. Aves aquáticas, como o socó-dorminhoco, dividem espaço com os peixes ornamentais, carpas e tilápias. De volta ao ambiente seco, é bom prestar atenção: pode ser que o visitante se depare com sagüis-de-tufo-branco ou ainda com um dos bichos-preguiça que moram ali. 0xx)11 3227-3545 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário